sábado, 21 de maio de 2011

Conceitos e Práticas Adotadas

O conceito de Educação Holística adotada na FCE é aquele que visa uma formação integrada e global para o estudante de administração, na qual sensação, sentimento, razão e intuição equilibram-se, reforçam-se e se complementam-se, permitindo ao graduando a plena consciência de todos os fatores envolvidos em sua formação e em seu exercício profissional, possibilitando-lhe administrar com a presença de valores éticos construtivos. Desta forma, a visão de educação aqui apresentada propõe-se a despertar tanto razão como intuição, sensação e sentimento; buscamos propiciar a harmonia entre essas funções psíquicas, procurando demonstrar como cada situação pode se constituir em oportunidade para se aprender; procuramos desenvolver a simplicidade voluntária, a cooperação e os valores humanos. Acreditamos que a formação geral precede a especializada e que o dinheiro é um meio a serviço de valores fundamentais e não um fim em si mesmo; cremos no potencial humano de transformação e de evolução permanente. Nesta nossa visão de educação o conceito de aluno - aquele que é ensinado - é substituído pelo de estudante - aquele que participa ativamente do processo, que assume e dirige a própria transformação; é o estudante que trabalha, fazendo as pesquisas, as visitas, as observações sobre o terreno, os relatóriose, às vezes, "dando a aula". O professor assume a postura do "facilitador", de "conselheiro" que mais orienta do que "ensina" e que dá exemplos por intermédio de seu próprio comportamento, mostrando que tem profundamente integrado em si mesmo os princípios que recomenda. Nosso método de ensino leva em conta a aprendizagem ativa e participativa, utilizando-se das seguintes técnicas: Dinâmica de grupo, Discussão de Casos, Debates, Painéis Integrados, Exposições, Excursões, Visitas, audiovisuais, Mesas-Redondas, Trabalhos Individuais e em Grupos, Seminários, Brainstorming e Jogos. Do ponto de vista da relação professor-estudante, recomenda-se um relacionamento baseado no respeito mútuo, na compreensão de valores individuais e no diálogo. Sob essa ótica, os problemas são encarados como manifestação da dinâmica do grupo (classe) e não como questões de ordem pessoal, já que entendemos que se eles se manifestam, é porque trazem à tona um sintoma do grupo.

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